Dra. Renata Lack

1-O QUE É RINITE?

A rinite é um processo inflamatório da mucosa que reveste o nariz. Essa inflamação pode ser causada por diversas razões, incluindo alergias, infecções virais ou bacterianas, e fatores ambientais.

RINITE: SAIBA TUDO SOBRE ESSA DOENÇA

2- QUAIS OS SINTOMAS DE RINITE?

Os sintomas comuns da RINITE incluem:

-Congestão ou obstrução nasal (nariz entupido)

-Coriza

Secreção nasal

-Dor ou pressão facial, especialmente em torno da testa, maçãs do rosto e olhos

-Dor de garganta

-Tosse, principalmente ao deitar

-Perda ou diminuição do olfato

-Fadiga (cansaço)

-Secreção nasal constante

-Prurido ou coceira nasal

-Espirros frequentes.

Importante frisar que aqui citamos os sintomas mais comuns, mas pode haver outros. Se você acredita estar com rinite é importante procurar um médico especialista em rinite: o OTORRINOLARINGOLOGISTA.

Dra. Renata Lack é médica especialista em OTORRINOLARINGOLOGIA com mais de 15 anos de experiência.

3-QUAIS AS CAUSAS DE RINITE? 

As rinites podem ser causadas por processos alérgicos, mas você sabia que elas também podem ser causadas por outros fatores? 

Veja abaixo as causas mais comuns de rinite:

1-Alergias: o sistema imunológico reage exageradamente a alérgenos, como pólen, ácaros da poeira, mofo, pelos de animais de estimação e outros irritantes ambientais provocando uma inflamação da mucosa nasal.

2-Infecções: Infecções virais frequentemente desencadeiam sintomas de rinite 

3-Fatores Ambientais: A exposição a irritantes químicos, como fumaça de cigarro, poluição do ar, produtos químicos, odores fortes e alterações climáticas, podem levar ao desenvolvimento de rinite.

poeiras

4-História Familiar: A predisposição genética desempenha um papel importante na suscetibilidade à rinite alérgica. Se há um histórico de alergias na família, você tem maior probabilidade de desenvolver a condição.

5-Hormônios: Alterações hormonais, como aquelas que ocorrem durante a gravidez e a menstruação, podem agravar os sintomas da rinite em algumas pessoas.

Gestante

6-Exposição Ocupacional: Certos ambientes de trabalho, como locais com poeira, produtos químicos ou poluentes, podem aumentar o risco de rinite.

7-Outras Condições Médicas: A rinite pode estar associada a outras condições médicas, como asma, sinusite crônica, pólipos nasais e refluxo gastroesofágico.

O tratamento da rinite varia de acordo com a causa e pode envolver medicamentos, terapia de alergia, mudanças no estilo de vida e, em alguns casos, procedimentos médicos. Se você estiver enfrentando sintomas de rinite persistentes ou graves, é aconselhável procurar orientação médica para um diagnóstico preciso e um plano de tratamento adequado. O médico adequado a procurar é o OTORRINOLARINGOLOGISTA.

Dra.Renata Lack Ranniger além de contar com mais de 15 anos de experiência em Otorrinolaringologia tem um atendimento humanizado e direcionado para um diagnóstico assertivo.

Dra. Renata Lack

4-QUAIS OS TIPOS DE RINITE?

A) Rinite Alérgica: esse tipo de rinite é desencadeada por alérgenos, como pólen, ácaros da poeira, mofo, pelos de animais de estimação e outros irritantes alergênicos. Pode ser sazonal (associada a épocas específicas do ano) ou perene (persistente durante todo o ano).

B) Rinite Não Alérgica: Neste tipo, os sintomas são semelhantes aos da rinite alérgica, mas não são causados por alergia. A rinite não alérgica pode ser desencadeada por fatores hormonais, mudanças climáticas, infecções, ou outros gatilhos não relacionados a alergias.

São subtipos de rinite não alérgica:

-Rinite Infecciosa:  causada por infecções virais, como o resfriado comum, que levam à inflamação da mucosa nasal. 

-Rinite Medicamentosa: Este tipo de rinite ocorre como resultado do uso excessivo de descongestionantes nasais tópicos. O uso prolongado desses medicamentos pode levar a um ciclo vicioso em que a congestão nasal piora quando a medicação é interrompida.

-Rinite Gestacional: caracterizada pela obstrução nasal nas últimas seis semanas ou mais de gravidez. Em geral, desaparece espontaneamente cerca de 02 semanas após o parto. Ocorre devido ao aumento de hormônios na gravidez. 

Importante frisar que aqui falamos dos tipos mais comuns de rinite, mas existem outros que não citamos aqui.

Cada tipo de rinite pode ter diferentes causas, sintomas e tratamentos. Se você suspeitar de rinite ou tiver sintomas persistentes, é importante procurar um médico para um diagnóstico adequado e um plano de tratamento apropriado.

Dra. Renata Lack Ranniger médica otorrinolaringologista especialista em Rinite pode te ajudar realizando exames avançados que levarão a um diagnóstico e tratamento adequados.

5-COMO TRATAR A RINITE?

O tratamento da rinite depende do tipo de rinite, da causa subjacente e da gravidade dos sintomas. Aqui estão algumas estratégias gerais e opções de tratamento que podem ser consideradas:

1. Evitar o que pode causar alergia:

Para a rinite alérgica, a prevenção é fundamental. Evite alérgenos conhecidos, como pólen, ácaros da poeira, pelos de animais de estimação, mofo e outros irritantes.

2. Medicamentos:

-Antialérgicos: Podem ajudar a aliviar espirros, coriza e coceira nos olhos. Existem antialérgicos de venda livre e prescritos.

Comprimidos colorido

-Descongestionantes nasais: Podem aliviar a congestão nasal temporariamente, mas devem ser usados com moderação, pois o uso excessivo pode levar à rinite medicamentosa.

-Imunoterapia: Também conhecida como “vacinas contra alergia,” pode ser uma opção para pessoas com rinite alérgica grave que não respondem bem a outros tratamentos.

-Corticoesteróides e leucotrienos: idealmente só devem ser usados com prescrição médica.

3. Mudanças no Estilo de Vida:

-Use um umidificador para manter o ar em casa com uma umidade adequada.

-Evite fumar e exposição a fumaça de cigarro.

-Lave os lençóis e travesseiros regularmente para reduzir os ácaros da poeira.

-Mantenha a casa limpa e livre de mofo.

-Evite exposição a odores fortes e poluentes.

4. Cirurgia:

Em casos graves, em que a Rinite se complicou com uma rinossinusite crônica ou rinite associada a pólipos nasais, cirurgia endoscópica dos seios paranasais pode ser considerada.

É importante salientar que o tratamento da rinite deve ser adaptado ao tipo e à gravidade da condição, e o acompanhamento médico é fundamental. Além disso, evite a automedicação e consulte um médico, preferencialmente um otorrinolaringologista, para avaliação e orientação específica para o seu caso. O tratamento adequado pode ajudar a controlar os sintomas e melhorar sua qualidade de vida.

Dra. Renata Lack é médica otorrinolaringologista com ampla experiência no tratamento das rinites. Se você está sofrendo com essa doença não hesite em agendar uma consulta.

6-COMO EVITAR RINITE?

Embora nem sempre seja possível evitar completamente a rinite, existem várias medidas que você pode tomar para reduzir o risco de desenvolver rinite ou minimizar os sintomas, especialmente no caso da rinite alérgica. Aqui estão algumas dicas para evitar a rinite:

1. Evite Alérgenos Conhecidos:

Identifique e evite os alérgenos que desencadeiam seus sintomas. Isso pode incluir pólen, ácaros da poeira, pelos de animais de estimação, mofo, perfumes, alimentos com corantes, entre outros. Se você observa que um certo cheiro ou alimento pioram sua rinite, passe a evitá-los.

2. Mantenha Sua Casa Limpa:

Mantenha a casa limpa e livre de poeira. Lave regularmente lençóis, travesseiros e cortinas. Use capas de colchão e travesseiro.

Como manter a casa limpa

3. Controle a Umidade:

Use um umidificador para manter a umidade em sua casa em um nível adequado.

4. Evite Fumar e Exposição ao Tabaco:

O tabagismo passivo e ativo pode agravar os sintomas da rinite. 

5. Mantenha a Casa Bem Ventilada:

Ventile regularmente a sua casa para reduzir a concentração de alérgenos no ar.

6. Consulte um Médico:

As medidas de prevenção podem variar dependendo das causas que desencadeiam seus sintomas, portanto, um plano de prevenção personalizado com a ajuda de um profissional de saúde é frequentemente o mais eficaz.

Dra.Renata Lack Ranniger médica otorrinolaringologista , professora e mestre pode desenvolver um plano personalizado para você. Se você está em Belo Horizonte e sofre com as rinites constantes , não deixe de agendar sua consulta.

7-RINITE PODE VIRAR  SINUSITE ?

Sinusite

Sim, quando alguém tem rinite alérgica ou outra forma de rinite que causa congestão nasal persistente, isso pode levar a um acúmulo constante de muco e secreção no nariz e nos seios paranasais, proporcionando um ambiente propício para o crescimento de bactérias e aumentando o risco de desenvolver sinusite. Portanto, a rinite pode predispor alguém a desenvolver sinusite, especialmente se a rinite não for tratada adequadamente.

É importante notar que a sinusite pode ocorrer independentemente da presença de rinite, mas a rinite crônica não tratada pode aumentar a probabilidade de desenvolvimento de sinusite.

Se você suspeitar de sinusite ou tiver sintomas de rinite persistentes é aconselhável procurar orientação médica. O médico especialista no tratamento das rinites e sinusites é o OTORRINOLARINGOLOGISTA, se você esta em Belo Horizonte e deseja um tratamento personalizado não hesite em agendar com Dra.Renata Lack médica especialista com mais de 15 anos de experiência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Clique aqui para agendar sua consulta.